terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Serie Êxodo - Desvendando a Velha Aliança - Tabernáculo

Posted by Atleta em Cristo On 08:47 No comments


Série: Tabernáculo

No Cap 25 de Êxodo, Deus mesmo dá suas instruções a respeito do Tabernáculo. O significado HISTÓRICO, ESPIRITUAL E TIPOLÓGICO do Tabernáculo deve apoiar-se no que a Bíblia diz a respeito. Em tudo de uma forma ou de outra, o Tabernáculo aponta para Cristo e sua obra vicária. (Hb 10:1)

1-  O Tabernáculo era um Santuário (v.8)
Lugar separado para o Senhor habitar entre o seu povo e encontrar-se com os seus (v.22; 29:45,46; Nm 5:3; Ez 43:7,9). A glória do Senhor estava sobre o Tabernáculo de dia e de noite. Quando a glória do Senhor seguia adiante, Israel tinha que avançar junto. Deus guiou os israelitas dessa maneira enquanto estiveram no deserto ( cap 40: 36-38; Nm 9:15,16)

2 - Era chamado o ''Tabernáculo do Testemunho'' (cap 38:21)
Assim chamado pois continha os Dez Mandamentos que lembravam sempre ao povo, da santidade de Deus e das suas leis sobre o viver do seu povo escolhido. Nosso relacionamento com Deus nunca poderá ser separado da nossa obediência à sua lei, a sua Palavra, Jesus o Verbo Eterno de Deus (Jo 1:1).

3 - O Tabernáculo era o lugar de Perdão dos Pecados
Através do Tabernáculo o Senhor concedia o perdão dos pecados mediante um sacrifício vicário ( cap 29:10-14). Esses sacrifícios tipificavam o perfeito sacrifício de Cristo na cuz pelos pecados da raça humana (Hb 8:1,2; 9:11-14)

4 - O Tabernáculo representava do Céu
O Tabernáculo representava o Céu ou Paraíso onde os crentes irão desfrutar da presença eterna de Jesus. Tabernáculo celestial onde Cristo, nosso sumo sacerdote eterno, vive eternamente para interceder por nós (Hb 9:11,12,24-28)

5 - O Tabernáculo representava a Redenção Final
Aponta que haverá um novo céu e uma nova terra ''o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles'' ( Ap 21:3)

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...